segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fotografias que entraram para a história


Neste Post vou voltar falar um pouco sobre fotografia. Aproveitando o gancho do site Catraca Livre, que divulgou uma lista com as 10 fotografias mais famosas da historia, vou mostrar a vocês algumas curiosidades sobre cada uma delas e mostrar o por quês elas são consideradas tão importantes.

Os Beatles atravessando a Abbey Road (1969)

Iain Macmillan



A emblemática foto dos Beatles atravessando a Abbey Road pode ser considerada uma das maiores de todos os tempos devido a sua influência e rapidez para ser tirada, já que o fotógrafo teve apenas 10 minutos para tirá-la. Um fato curioso é que McCartney aparece de pés descalços, fato que sustentou a teoria de que ele estaria morto, vítima de um acidente de carro três anos antes.

Einstein mostrando a língua (1951)
Arthur Sasse

A ilustre foto de Albert Einstein mostrando a língua é sem dúvida um ícone dos dias atuais. Devido à perseguição da imprensa que queria que fizesse uma pose, Einstein mostrou a língua para confirmar sua contrariedade com o assédio. Mesmo essa versão tenha sido confirmada pelo fotógrafo, ainda existem outras teorias, como por exemplo, um suposto protesto antibomba atômica.






Menina afegã (1984)
Steve McCurry



A foto, capa da National Geographic, se tornou um símbolo do conflito entre afegãos e da situação dos refugiados por todo o mundo, foi nomeada Menina afegã. Em 2002, Steve McCurry, autor da fotografia, reencontrou a menina, então, com 30 anos, em uma simples região do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto causou na civilização ocidental.






O beijo da Times Square (1945)
Alfred Eisenstaedt



No anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo captou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco. A mulher foi identificada mais tarde, na década de 1970, como Edith Shain, já a identidade do marinheiro continua uma incógnita. 







Che Guevara — Guerrilheiro Heroico (1960)
Alberto Korda


O famoso retrato de Che Guevara foi tirado em 5 de março de 1960 em Havana, Cuba, durante um memorial dedicado às vítimas da explosão de La Coubre. A fotografia só foi publicada internacionalmente sete anos depois de ter sido captada. Ela foi imortalizada pelo artista irlandês, Jim Fitzpatrick, que criou uma estampa baseada na foto e a colocou em domínio público. 






Massacre da Praça da Paz Celestial (1989)
Jeff Widener 



A foto ficou famosa durante a revolta estudantil chinesa de 1989 quando um jovem desarmado enfrentou uma fileira de tanques de guerra na Praça da Paz Celestial, ou Tian'anmen para os chineses. Mesmo sendo reconhecido, o rebelde chinês foi eleito pela revista “Time” como uma das pessoas mais influentes do século XX.




Phan Thi Kim Phúc (1972)
Nick Ut


A famosa foto pode ser a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. Kim Phuc (a garotinha nua) que corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, precisou fica nua para sobreviver, pois suas roupas estavam em chamas. Confiram post antigo no qual já comentei sobre essa foto.



Execution of a Viet Cong Guerrilla (1968)
Eddie Adams


A fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, atirando na cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. A fotografia não conta toda a história, pois o homem assassinado havia matado uma família.




Autoimolação (1963)
Malcolm Browne


A foto foi registrada em 1963, em meio a uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã, contra a política religiosa do governo. O monge budista Thich Quang Duc lançou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação. Ele virou um símbolo da resistência à guerra na Ásia.




Mãe migrante (1936)
Dorothea Lange


Uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos durante a Grande Depressão. O Fotógrafo captou a mãe Florence Owens Thompson, 32 anos, aflita por não ter como alimentar seus filhos. A bela foto trouxe consigo muito mistério sobre o paradeiro dessa mãe, que só foi localizada no final dos anos 1970.






Confiram também, uma publicação que mostra todas as Fotografias premiadas entre 1955 a 2011.










Nenhum comentário:

Postar um comentário